top of page

Educação

​

 

Apoio Escolar 1º e 2º Ciclos - Desenvolve-se todos os dias da semana das 16h00 às 19h00. Nos últimos anos, a valência apoio escolar esteve integrada no projeto NU KRE III-E5G no âmbito do Programa Escolhas e tem-se obtido taxas de sucesso escolar na ordem dos 99%.

A educação é tida como a base da sociedade do conhecimento, revelando-se crucial na criação de desigualdades sociais e económicas entre a população, na medida em que quem envereda por percursos de insucesso e abandono escolar precoce, tenderá a manifestar uma maior propensão para ciclos de pobreza e exclusão social na fase adulta. Vivemos numa sociedade que procura incessantemente a perfeição e é excluído quem não se enquadra nesses padrões. A maioria das famílias residentes no bairro são de origem africana, compostas em largo número por agregados monoparentais, predomina a baixa escolaridade, pouca qualificação profissional, trabalhos informais, precários e mal remunerados, levando muitas vezes a horários desfasados dos filhos e ao pouco acompanhamento destes. As crianças/jovens são uma das maiores preocupações, quer pelo seu número elevado no bairro, quer por fatores relacionados com absentismo e abandono escolar. Conforme descrito no diagnóstico social 2017 do Conselho Local da Amadora, referente ao ensino básico: “(…) analisando os resultados dos/a alunos/as que frequentaram as escolas do Concelho da Amadora, confirmam-se as tendências registadas em 2014 se mantêm, registando-se um aumento das taxas de retenção e abandono à medida que o nível de ensino aumenta (…).” É neste contexto que o papel do apoio escolar e das atividades lúdicas são importantes para a inclusão social destes jovens e crianças, pois estes não têm uma noção de que a escola não é apenas estar presente nas aulas, mas sim um espaço de aprendizagem e crescimento através de atividades que as façam pertencer. Pretendemos com este projeto crie condições para que o trabalho colaborativo, escola-família-projeto-grupo de amigos seja uma prática, um processo contínuo e não momentos esporádicos. Queremos também proporcionar em complemento com o apoio ao estudo, momentos de lazer e diversão com 4 dias de atividades lúdicas nas férias de verão, a fim de apoiar na interação social entre pares, a que chamamos campo de férias aberto.

 

desenvolver a autonomia das crianças e dos jovens; contribuir para a eficácia destes na organização das aprendizagens e na realização de trabalhos escolares, ajudando-os a estudar, a organizar os cadernos diários, a consultar livros e documentos diversos, desenvolver hábitos e técnicas de estudo em crianças e jovens pouco motivados. Ajudar a identificar os recursos necessários à realização das suas tarefas; proporcionar um conjunto de atividades que visa despertar uma descoberta afetiva do mundo que os rodeia e incentivar a autonomia, a sua socialização como processo de crescimento e desenvolvimento. O apoio ao estudo tem como fim apoiar estes jovens e crianças a alcançar e equilibrar o sucesso escolar e a sua capacidade empreendedora, através da identificação e análise das dificuldades existentes na vida de cada um. Reduzir em 15% as desvantagens no acesso à educação, promovendo competências pessoais, sociais e educativas;

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Com o Apoio de:

bottom of page